quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Festival de rock japonês - Devilock - parte 2



Texto original publicado no blog Iwata Kappuru.


SORRY, GUYS! Only in portuguese this time. Please, use our translator tool on the right side! (σ ・∀・)σ→ 


Se você perdeu a parte 1 da postagem, leia aqui! ( ^o^ ) v

Verão no Japão é sinônimo de guitarras distorcidas, batidas aceleradas, berros ensurdecedores, público pulando, dançando sem controle e se jogando no mosh ao som de quatro acordes. Em um festival de rock japonês, o Japão que aparece na mídia não existe: nada de conjuntos embonecados de k ou j-pop, nem bandinhas comportadas de garotos metrossexuais dançarinos, muito menos grupos formados por 48 "menininhas" vestidas de colegiais. Não só no verão, mas durante todo o ano, o Japão treme ao som de centenas de bandas japonesas que mantém viva a essência do verdadeiro rock n' roll. Aqui, a coreografia é pular, dançar, empurrar, fazer stage diving, gritar e cantar junto! \(^ω^\)( /^ω^)/

Com essa postagem, quero provar que a j-music não se resume a AKB48, Arashi, Exile, Perfume, Kyary Pamyu Pamyu, Ayumi Hamasaki e outros. O Japão também tem muuuuita banda de rock boa (na minha opinião, as melhores do mundo), que faz bonito no palco e deixa muitas bandinhas gringas no chinelo. (☆^ω^★) v

Descubra agora o que rolou na segunda parte do festival! (o≧ ▽゚)o




Depois do fracasso com o Maximum, havia chegado a hora da recompensa: ヒダカトオル (Hidaka Toru)!!O Hidaka-sama dispensa comentários, pois todo mundo sabe como me sinto em relação a ele. Mas para quem caiu de paraquedas aqui no blog e não me conhece, eu digo e repito com muito orgulho: Hidaka é Deus! O ex-vocalista da melhor banda de j-rock e j-punk que o Japão já teve, Beat Crusaders, continua o sucesso com inúmeros projetos, parcerias e, é claro, uma banda solo. Tive o prazer de ver o Beat Crusaders duas vezes (Japan Jam e Otodama, em 2010), o acústico do Hidaka solo (na turnê Naked Teacher, em 2011, em que consegui um autógrafo dele!), o show do Hidaka Toru BAND (no Countdown Japan, no fim de 2011) e, recentemente, vi duas vezes o Hidaka Toru to Fed Music (na Fuji Terebi e na sessão de autógrafos na Tower Records de Shinjuku). Ou seja... já vi o Hidaka mais de sete vezes e não me canso de me encontrar com meu ídolo. Ir aos seus shows é como uma procissão para mim! (✿◠‿◠)


Isson & Hidaka: meus queridinhos! (*❤◯❤*)



E o Devilock foi um show mais do que especial, já que tive outra chance inédita: ver o filho do Hidaka! No Hooter Stage, onde o Hidaka se apresentaria, as bandas se alternavam nos dois lados do palco. Enquanto no lado direito do palco uma banda se apresentava, o lado esquerdo se preparava para receber a próxima banda. E foi nesse momento que vi uma mulher segurando uma criança no colo, perto do palco. Na hora, não me toquei. Só percebi que era o Michiro (e, provavelmente, sua mãe) quando ele virou de costas! O menininho é idêntico ao Hidaka! Moicaninho e roupas pretas, é o Hidaka cuspido e escarrado, de frente, de perfil e de costas. São essas coisinhas simples e inesperadas que acontecem que aquecem o meu coração de fã e fazem qualquer show valer a pena, apesar dos pesares! (๑´ლ`๑)♥



Ver o Hidaka é sempre um prazer. Só de poder deslumbrar o estilo único do cara já funciona como um colírio pra mim. Ele está bem longe de se encaixar em um padrão de beleza, mas encaixa perfeitamente no meu padrão de estilo. Piro nos acessórios, nas roupas e nos calçados que ele usa. Adapto muito do que ele veste ao meu próprio estilo, pois me identifico com ele em muitos aspectos. E só de pensar que ele já tem 43 anos com cara de 20, me dá desespero ao encarar o espelho... (」゚ロ゚)」 


Juro que foi ele quem me copiou! (*≧ლ≦)



Mas ele não é só um rostinho com óculos estilo retrô, Dr. Martens e moicano. A voz levemente rouca e o senso de humor característico dão o toque especial ao Hidaka. Ele, mesmo famoso, é humilde, acessível, amigável, e está sempre a fim de um bom papo. Assim como o Isobe, ele termina o show e vai embora no meio do povo sem ser agarrado ou assediado só se for por mim. As meninas, em vez de gritar, dizem お疲れ様 (otsukaresama = bom trabalho). Ele não precisa apelar ou se preocupar com o visualzinho da moda para agradar o público... basta ser ele mesmo. 
(*´艸`)



Sua banda solo, chamada ヒダカトオルバンド (Hidaka Toru Bando = Hidaka Toru e sua banda Band), segue quase o mesmo estilo do Beat Crusaders: punk com tecladinho. A banda ainda não lançou um disco de estreia pois no momento o Hidaka está ocupado com a parceria Hidaka Toru to Fed Music, que deve terminar nesse verão. (´༎ຶ۝༎ຶ)



Pra mim, Hidaka Toru Band é seu projeto mais promissor! É uma banda pra nenhum fã órfão de Beat Crusaders colocar defeito! ♥ \ (^ - ^) / ♥

O setlist do Hidaka foi o seguinte:

1.DAY AFTER DAY
2.Goodbye Love
3.CUM ON FEEL THE NOIZE
4.*música nova*
5.SUMMER END
6.*música nova*
7.DOWNTOWN~

Um prato cheio para matar as lombrigas dos velhos tempos: Day After Day, Cum On Feel the Noize e Summerend são músicas originais do Beat Crusaders. Summerend foi um show à parte: 8 pessoas no palco para tocá-la, sendo 4 guitarristas, sendo um deles o vocalista e guitarrista do Bloodthirsty Butchers, Hideki Yoshimura. Nunca vi coisa igual! SIMPLESMENTE ÉPICO! ( ◎ Д ◎ )

Conheça algumas músicas do Hidaka e do Beat Crusaders mas não vire fã pois eu tenho ciúmes:



Time Flies, Everything Goes (cover do Beat Crusaders)


Day After Day


Japanese Girl


Summerend



Pra quem entende um pouco de nihongo, os vídeos abaixo são hilários! X'D


Isson e Hidaka em um parque de macacos em Oita.



Isson e Hidaka em um zoólogico em Yamanashi. 



E foi nesse show que adquiri alguns hematomas. Mesmo calçando minhas Dr. Martens, os japas se deliciavam pisando no meu pé e me dando chutes. Mas a pior parte eram os intermináveis stage divings, ou moshs! Apesar de claramente proibidos, os infratores não levam nenhum tipo de punição, sequer um puxão de orelha! Se jogam no mosh e FUCK THE RULES, no mais puro espírito punk. (=`ω´=)凸テメェ



Mesmo na grade, levei vários chutes, joelhadas, socos e puxões de cabelo nessa brincadeira. Quando algum japa se apoiava em mim, eu berrava! Eles são magros, mas não deixam de ser brutos! E lá vinha o segurança tampar minha visão do paraíso pra resgatar algum marmanjo perdido em alto-mar. Eu cheguei a torcer para o Hidaka tocar umas musiquinhas mais leves para os babacas pararem com isso, mas nem... era porrada atrás de porrada! (´°̥̥̥̥̥̥̥̥ω°̥̥̥̥̥̥̥̥`)



Vocês são muito うるさい (urusai = barulhentos), めんどい (mendoi = irritantes), um 迷惑 (meiwaku = incômodo) na minha vida, sabiam? (≧Д≦)

Muita gente que está acostumada a frequentar shows de j-pop ou k-pop, sempre volta falando mal. "Os japas são chatos! Não dançam! Parecem mortos!"Com playback, é difícil agitar mesmo! Em show de música de verdade, onde os artistas se preocupam mais em tocar seus instrumentos do que com a maquiagem e as roupas, é onde a magia acontece. Os japoneses agitam excessivamente! Eles se transformam em festivais de rock: são mal educados, barulhentos e fazem tudo aquilo que não fariam normalmente. Ali é a hora de extravasar e jogar tudo pro ar. O estereótipo de "japonês tímido e comportado" vai por água abaixo assim que a banda toca o primeiro acorde. Mesmo com as proibições dos organizadores do show, nesse ambiente tudo é permitido: se jogar no mosh, abrir uma roda-punk, começar um bate-cabeça e empurrar e pisar em todos ao redor. Aqui não há espaço para se desculpar, nem pedir licença. Quem não quer participar da zoeira, é melhor observar de longe. Afinal, se está na chuva, é pra se molhar! ┐( ̄ヘ ̄)┌


Na foto não dá para distinguir, mas na TV consegui me encontrar mais uma vez no meio da japaiada! X'D


Quando eu era adolescente, vivia em show de punk rock, em São Paulo. Voltava roxa pra casa! Hoje em dia, como uma velha coroca que sou, já fico satisfeita ao ver meus ídolos e cantar suas músicas. Ainda gosto de uma zoeira, mas aqui existem muitos japoneses "cavalos"! As meninas se comportam e se limitam a gritar, mas eles não estão nem aí, dão mosh e empurram sem um pingo de piedade! Sei lá, parece que eles se reprimem perante a sociedade para soltarem a franga liberarem tudo lá.  (*ノω<*)


Esse da esquerda é o cara que mais invejo no mundo: Bryan Burton-Lewis. Ele é americano, mas nasceu e cresceu no Japão e hoje mora em Tokyo. Ele é DJ, fala nihongo perfeitamente, já foi VJ da Space Shower TV e, vira e mexe, entrevista meus artistas favoritos. NEM INVEJA DEFINE. ( ̄ロ ̄;)


Logo após o término do show do Hidaka, aproveitamos para repor as energias nas barraquinhas de comes e bebes, antes do show do Husking. Isso até que meu parco japonês resolveu me estender a mão: li no Twitter do Devilock que, em instantes, ia rolar uma entrevista com o Isobe E o Hidaka em um stand da Space Shower TV (um dos maiores canais de música da TV paga japonesa). E esse stand estava BEM NA MINHA FRENTE! QUE SORTE! Corri pra lá e assisti tudo de pertinho, ao vivo. Vi o Isson e o Hidaka juntinhos, a menos de 2 metros de mim. Coisas assim, aparentemente tão simples, é que fazem tudo valer a pena! Pra mim, aquilo foi melhor do que qualquer um dos shows que vi naquele dia! (☆^ω^★)


E a cabeça loira ataca novamente! Agora posso dizer que já tirei foto com o Hidaka e o Isobe! X'D



Depois da entrevista, encontrei uma das meninas que conheci no acústico do Hidaka, no ano passado, a Ayuru (no centro)! Nós nos falamos pelo Twitter e pelo Facebook até hoje. Ela, assim como minhas outras amigas que fiz naquele dia, é uma fofa! Aprendo muito nihongo com ela! E, por coincidência, nós estávamos usando exatamente a mesma camiseta, hahahaha! (♥ᴥ♥)



Depois desse encontro superespecial, nós finalmente corremos para o Bayside Stage, onde o Husking se apresentaria horas mais tarde. Como ainda estava cedo, muita gente estava curtindo os shows em outros palcos, o que enfim tornou possível nosso acesso ao Bayside. Fomos andando e furando a multidão, até não dar mais. Minha vontade era estar bem pertinho, mas era impossível, a pista principal estava lotada. Não ficamos perto, mas dava pra pelo menos curtir o som com qualidade e ver o que acontecia no palco. Vimos a maior parte do show pelo telão, para não perder os melhores momentos. (#^.^#)



Enquanto esperávamos pelo show histórico do Husking, assistimos ao BRAHMAN. Nunca consegui curtir essa banda, por mais que tenha centenas de fãs, pra mim não desce, não vejo a mínima graça no som dos caras. O vocalista é super engajado em questões humanitárias, principalmente no que concerne à reconstrução do nordeste do Japão, mas por algum motivo não vou com a cara dele. Pura e simples implicância minha, EU SEI. (ㆀ˘・з・˘)

E foi durante essa espera que quebrei mais um estereótipo do povo japonês! Assim como em qualquer lugar do planeta, existem pessoas boas e ruins, chatas e legais, folgadas e educadas, calmas e nervosas. Sei que esse lance anti-preconceito é super batido, mas digo e repito: não adianta generalizar dizendo "japonês é educado e calmo", pois infelizmente NEM TODOS SÃO, O TEMPO TODO! Alguns, realmente, me decepcionam! (。┰ω┰。)



Eis a situação: eu e meu marido estávamos assistindo ao show do Brahman, numa parte relativamente calma da arena e distante do palco. Havia um pessoal do nosso lado cantando e dançando, mas sem fazer baderna. Até que reparei que a menina ao meu lado estava dançando perto demais de mim e chegava a me empurrar, mas em um show de rock, anormal seria se isso não acontecesse. ・゚(゚⊃ω⊂゚)゚・

Mesmo sendo uma banda que não curto muito, decidi tirar uma foto do palco, como milhares fizeram, faziam e estavam fazendo bem na nossa frente. Do nada, vejo uma mão não-identificada no meu iPhone. No impulso, achei que fosse algum organizador do evento que previu minha ação e se posicionou ao meu lado rapidamente para impedir o ato "ilícito". Não, não era: era a menina que dançava do meu lado, a mesma que me empurrava. Ela olhou feio pra mim e disse: ダメ! (dame! = não pode!). 凸-_-凸

A melhor parte de ser gaijin é essa: se fazer de bobo e fingir que não entendeu. Fiz ela repetir umas 9238329 vezes, e ela cada vez mais irada com a minha burrice. Me fiz de besta e tirei mais fotos, e lá foi ela, de novo, se esticar para pegar no meu iPhone. Fiquei louca da vida e gritei o que veio à cabeça no maior estilo Gordon Ramsay: "GET OUT! GET OUT!". Minha vontade era empurrá-la e mandá-la à merd@, mas não quis correr o risco de ser expulsa e perder o show do Husking por causa daquela idiota. O importante é que ela se assustou e não me encheu mais.  ε-(=`ω´=)凸テメェ

Fala sério! É cada uma que me acontece! Os japoneses podem tirar fotos e se jogar no mosh à vontade, mas a estrangeira, não?! Para mim, essa japa estava bêbada e/ou tinha raiva de estrangeiro. Um japonês comum jamais faria isso em condições normais. Se fizesse, não pegaria meu iPhone como ela pegou, e sim me daria um toque, delicado, bem do jeitinho educado deles. Nunca vi um japonês que não respeitasse o espaço alheio e fiquei realmente chocada com essa situação. Isso prova tudo o que falei durante a postagem: os japoneses se transformam em animais selvagens nesses ambientes regados a rock e bebida... mas não são todos! Ψ(`∀´#)

Depois da minha primeira briga em solo nipônico, veio a recompensa! A galera gritava a plenos pulmões:



ハスキン!!ハスキン!!ハスキン!!ハスキン!!ハスキン!!ハスキン!!

(Hasukin = Husking em "katakanês"!)

\ (^ - ^) /\ (^ - ^) /\ (^ - ^) /\ (^ - ^) /\ (^ - ^) /\ (^ - ^) /\ (^ - ^) /\ (^ - ^) /


Um vídeo começou a passar no telão, mostrando cenas do último show do Husking, realizado há sete anos...


Arrepiei.


A banda subiu ao palco...


As borboletas no estômago deram um mosh.





Husking Bee é uma banda de punk rock que surgiu em 1995 e tornou-se um dos maiores nomes da cena punk independente japonesa. Formada por Isobe Masafumi na guitarra e no vocal, Tekkin no baixo, Kazuya Hirabayashi na guitarra e no backing vocal e Leona na bateria, há 10 anos, todo mundo curtia os caras. Hoje, com a volta da banda com quase todos os integrantes originais (sem o baterista, Leona), os fãs apostam tudo na volta triunfal do Husking!  (๑´▿`๑)♫•*¨*•.¸¸♪



Inclusive, o guitarrista Kazuya fez a voz do garoto Koyuki (sim, veio daí o nome do nosso hamster! *o*), no anime BECK. É um anime perfeito para os apaixonados por j-rock. Aliás, BECK faz muitas referências a diversas bandas de rock, principalmente ao Beat Crusaders: em vários episódios o nome da banda aparece "como quem não quer nada" no background. Além disso, duas das principais músicas do anime (Follow Me e Moon on the Water) são de autoria do BECR, e outras músicas deles (Love Dischord e Gymnasium) tocam durante o anime. Não preciso nem dizer que esse é um dos meus animes favoritos de todos os tempos, né? Afinal, foi graças a ele que virei fã do Beat Crusaders! (((o(*゚▽゚*)o)))

Escute algumas músicas do Koyuki cantando, na voz do Kazuya:

Brightest (Husking Bee)


Moon on the Water (Beat Crusaders)


Follow Me (Beat Crusaders)




Comecei a escutar o Husking na mesma época que conheci o Beat Crusaders, mais ou menos em 2007. Não me empolgou e acabou caindo no esquecimento. Só de três anos pra cá eu realmente virei fã e fiquei viciada nas músicas deles, mas, pra minha infelicidade, eles já tinham terminado há anos. Quando soube que os caras iam voltar, não pensei duas vezes e comprei os ingressos para testemunhar a ressurreição, no Devilock! o(≧∇≦o)(o≧∇≦)o


O palco todo colorido! (♥∀♥)


Tekkin, Isson, Kazuya e o Tatsuya do locofrank. (◡‿◡*)❤




O setlist do Husking foi o seguinte:

1.Cosmic Rays
2.ANCHOR
3.8.6
4.put on fresh paint
5.LIFE
6.NEW HORIZON
7.D.W.S
8.small potate’s mind
9.BY CHANCE
10.QUESTION
11.欠けボタンの浜
12.新利の風
13.the steady state theory
14.摩訶不思議テーゼ
15.Walk
ENCORE
16.THE SUN AND THE MOON
17.#4


Setlist mais do que perfeito! Só as melhores da banda! Minhas favoritas estavam ali: Question (com direito a pulinhos e refrão cantado em coro),  欠けボタンの浜 (com direito ao Isobe tocando gaita E guitarra E cantando) e The Steady State Theory (com direito a "uuuuhhh" da galera em uníssono). SIMPLESMENTE ÉPICO! Um dos melhores shows que vi na vida! (இдஇ; )


Guitarra, gaita e vocal: só para os fortes! (*♥ω♥*)


Ouça algumas músicas deles:


Trecho do show no Devilock the Final



Question



欠けボタンの浜 (Kake Botan no Hama)




The Steady State Theory 






Na hora de ir embora, vi muita gente emocionada e feliz, mas com o rosto molhado. No telão, de vez em quando apareciam algumas meninas chorando de emoção por ver o retorno do Husking após tanto tempo. Aquilo me lembrou do Otodama, os fãs do Beat Crusaders chorando no término do show... e eu estava lá, testemunhando tudo e chorando com a galera. Eu não vivi a época de ouro do Husking, mas tenho certeza que, se um dia o Beat Crusaders voltar, vou sentir o mesmo que esses fãs sentiram no Devilock. Um sentimento que não pode ser explicado em palavras, um sentimento que só fã consegue entender! ヾ(´Д`*≡*´Д`)ノ゙



E assim terminou o primeiro dia do Devilock. Cheio de alegrias e tristezas, momentos divertidos e estressantes. Mas, no fim das contas, o que falou mais alto foi o estereótipo: o Endo, dono da marca Devilock, apareceu no palco com um pedido de desculpas sobre a má organização do evento. Minha vontade era subir naquele palco e dar um soco no cara, mas fiquei muito feliz que a boa educação japonesa tenha imperado naquele momento. Quanto mais conheço os japoneses, mais eu amo o Japão! (ノ◕ヮ◕)ノ 日本が大好き 


Curtiu? Ficou com vontade de ir a um festival de rock japonês? Confira a agenda de shows que rolam durante todo o verão na terra do sol nascente! Ainda dá tempo de comprar os ingressos! o(≧∇≦o)(o≧∇≦)o 


Sweet Love Shower
1 e 2 de agosto


Imagine se divertir em um festival de rock japonês na companhia do Monte Fuji. Pois isso só é possível no festival de verão Sweet Love Shower, evento patrocinado pelo canal Space Shower TV. A festa rola nas proximidades do lago Yamanaka (que já mostrei aqui) nos dias 1 e 2 de agosto.
Atrações: Kyary Pamyu Pamyu, the Hiatus, The Bawdies, Dragon Ash, Andymori, Chatmonchy, One Ok Rock, Hello Sleepwalkers, Akihiro Nanba, Man With a Mission e outros.
Informações: http://www.sweetloveshower.com/


Rock In Japan Festival
3, 4 e 5 de agosto


Mesmo sem ter ido, na minha opinião, esse é o melhor festival de rock japonês do arquipélago. Rola nos dias 3, 4 e 5 de agosto em Ibaraki.
Atrações: Hidaka Toru to Fed Music, Polysics, Monobright, Asparagus, Isobe Masafumi Band, Comeback My Daughters, Sambomaster, Northern 19, Ore Ska Band, Kyary Pamyu Pamyu, Straightner, 10-feet, Totalfat, Maximum the Hormone, Yuki, Kimura Kaela, Chatmonchy, Big Mama, Perfume e outros.
Informações: http://rijfes.jp/


Otodama
8 e 9 de agosto


Otodama é o maior festival de rock da região de Kansai. O Beat Crusaders fez seu último show no palco do festival, em 2010, como relatei aqui. Rola nos dias 8 e 9 de agosto, em Osaka.
Atrações: Polysics, Monobright, Kimura Kaela, Okamoto's, the telephones, The Birthday, Sambomaster e outros.
Informações: http://www.shimizuonsen.com/otodama/1112/


Rising Sun Festival
10 e 11 de agosto


É o maior festival de música de Hokkaido. Curta o festival de verão na ilha que menos sofre com o verão no Japão durante os dias 10 e 11 de agosto.
Atrações: Hidaka Toru to Fed Music, Goto Mariko, Polysics, Asian Kung-Fu Generation, Superfly, BRAHMAN, Maximum the Hormone, the GazettE e outros.
Informações: http://rsr.wess.co.jp/2012/index.html


Summer Sonic 2012
18 e 19 de agosto


O maior festival de música do Japão rola simultaneamente em Tokyo e Osaka, nos dias 18 e 19 de agosto. Artistas japoneses e internacionais agitam os palcos do Summer Sonic!
Atrações: Polysics, TotalFat, Pennywise, Man With a Mission, Anna Tsuchiya, Kyary Pamyu Pamyu, Dohatsuten, Perfume, One Ok Rock, Green Day, Franz Ferdinand, Ke$ha, Rihanna, Garbage e outros.
Informações: http://www.summersonic.com/2012/


お楽しみに!!(o≧ ▽゚)o




Créditos das fotos:
http://devilocknightfinal.com/
http://www.isobemasafumi.com/
http://www.sukachan.com/music/page/000263.html
http://ameblo.jp/sako-chi/image-11176666247-11818925267.html
http://blogs.yahoo.co.jp/trayonly/52565675.html
http://viz-store.jp/virgo-emiki/9834.html
http://aprtmnt.cocolog-nifty.com/blog/2012/02/husking-bee-9c9.html
http://matome.naver.jp/odai/2132391478410569501/2132391754710623903
http://andon.tv/blog/archives/2275
http://resonance-mms.com/artist-profiles/j-rock/monobright/
http://natalie.mu/music/gallery/show/news_id/71881/image_id/133286http://www.7stars.jp/blog/
http://gbev.seesaa.net/archives/20120226-1.html
http://www2.mackdaddy.jp/blog/2012/02/2523.html
http://www.starttoday.jp/
https://twitter.com/#!/yoshikeeeeen/status/173297964415057920/photo/1/large
http://twitpic.com/8oaay4
http://photozou.jp/photo/show/505278/123324451
http://photozou.jp/photo/show/1735177/123302481
http://photozou.jp/photo/list/1735177/4902865
http://twitpic.com/8oa2mo
http://rk-exwxtxs395.jugem.jp/?eid=3295


3 comentários:

  1. Primeira vez que acesso esse blog, adorei o post :D Daria tudo pra ter ido nesse show, deve ter sido muito foda T__T

    Álias, tem como você upar CD do Isobe/Kazuya (The Orb of Day)? To a séculos atrás desse CD mas não acho em nenhum lugar ;___;

    ResponderExcluir
  2. Henrytnk: Me passa seu e-mail que eu te envio. ;D

    ResponderExcluir
  3. malz a demora pra responder ':D

    henrytnk@hotmail.com

    brigadão *---*

    ResponderExcluir