quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Festival de rock japonês - Devilock - parte 2



Texto original publicado no blog Iwata Kappuru.


SORRY, GUYS! Only in portuguese this time. Please, use our translator tool on the right side! (σ ・∀・)σ→ 


Se você perdeu a parte 1 da postagem, leia aqui! ( ^o^ ) v

Verão no Japão é sinônimo de guitarras distorcidas, batidas aceleradas, berros ensurdecedores, público pulando, dançando sem controle e se jogando no mosh ao som de quatro acordes. Em um festival de rock japonês, o Japão que aparece na mídia não existe: nada de conjuntos embonecados de k ou j-pop, nem bandinhas comportadas de garotos metrossexuais dançarinos, muito menos grupos formados por 48 "menininhas" vestidas de colegiais. Não só no verão, mas durante todo o ano, o Japão treme ao som de centenas de bandas japonesas que mantém viva a essência do verdadeiro rock n' roll. Aqui, a coreografia é pular, dançar, empurrar, fazer stage diving, gritar e cantar junto! \(^ω^\)( /^ω^)/

Com essa postagem, quero provar que a j-music não se resume a AKB48, Arashi, Exile, Perfume, Kyary Pamyu Pamyu, Ayumi Hamasaki e outros. O Japão também tem muuuuita banda de rock boa (na minha opinião, as melhores do mundo), que faz bonito no palco e deixa muitas bandinhas gringas no chinelo. (☆^ω^★) v

Descubra agora o que rolou na segunda parte do festival! (o≧ ▽゚)o




Depois do fracasso com o Maximum, havia chegado a hora da recompensa: ヒダカトオル (Hidaka Toru)!!O Hidaka-sama dispensa comentários, pois todo mundo sabe como me sinto em relação a ele. Mas para quem caiu de paraquedas aqui no blog e não me conhece, eu digo e repito com muito orgulho: Hidaka é Deus! O ex-vocalista da melhor banda de j-rock e j-punk que o Japão já teve, Beat Crusaders, continua o sucesso com inúmeros projetos, parcerias e, é claro, uma banda solo. Tive o prazer de ver o Beat Crusaders duas vezes (Japan Jam e Otodama, em 2010), o acústico do Hidaka solo (na turnê Naked Teacher, em 2011, em que consegui um autógrafo dele!), o show do Hidaka Toru BAND (no Countdown Japan, no fim de 2011) e, recentemente, vi duas vezes o Hidaka Toru to Fed Music (na Fuji Terebi e na sessão de autógrafos na Tower Records de Shinjuku). Ou seja... já vi o Hidaka mais de sete vezes e não me canso de me encontrar com meu ídolo. Ir aos seus shows é como uma procissão para mim! (✿◠‿◠)


Isson & Hidaka: meus queridinhos! (*❤◯❤*)



E o Devilock foi um show mais do que especial, já que tive outra chance inédita: ver o filho do Hidaka! No Hooter Stage, onde o Hidaka se apresentaria, as bandas se alternavam nos dois lados do palco. Enquanto no lado direito do palco uma banda se apresentava, o lado esquerdo se preparava para receber a próxima banda. E foi nesse momento que vi uma mulher segurando uma criança no colo, perto do palco. Na hora, não me toquei. Só percebi que era o Michiro (e, provavelmente, sua mãe) quando ele virou de costas! O menininho é idêntico ao Hidaka! Moicaninho e roupas pretas, é o Hidaka cuspido e escarrado, de frente, de perfil e de costas. São essas coisinhas simples e inesperadas que acontecem que aquecem o meu coração de fã e fazem qualquer show valer a pena, apesar dos pesares! (๑´ლ`๑)♥



Ver o Hidaka é sempre um prazer. Só de poder deslumbrar o estilo único do cara já funciona como um colírio pra mim. Ele está bem longe de se encaixar em um padrão de beleza, mas encaixa perfeitamente no meu padrão de estilo. Piro nos acessórios, nas roupas e nos calçados que ele usa. Adapto muito do que ele veste ao meu próprio estilo, pois me identifico com ele em muitos aspectos. E só de pensar que ele já tem 43 anos com cara de 20, me dá desespero ao encarar o espelho... (」゚ロ゚)」 


Juro que foi ele quem me copiou! (*≧ლ≦)



Mas ele não é só um rostinho com óculos estilo retrô, Dr. Martens e moicano. A voz levemente rouca e o senso de humor característico dão o toque especial ao Hidaka. Ele, mesmo famoso, é humilde, acessível, amigável, e está sempre a fim de um bom papo. Assim como o Isobe, ele termina o show e vai embora no meio do povo sem ser agarrado ou assediado só se for por mim. As meninas, em vez de gritar, dizem お疲れ様 (otsukaresama = bom trabalho). Ele não precisa apelar ou se preocupar com o visualzinho da moda para agradar o público... basta ser ele mesmo. 
(*´艸`)



Sua banda solo, chamada ヒダカトオルバンド (Hidaka Toru Bando = Hidaka Toru e sua banda Band), segue quase o mesmo estilo do Beat Crusaders: punk com tecladinho. A banda ainda não lançou um disco de estreia pois no momento o Hidaka está ocupado com a parceria Hidaka Toru to Fed Music, que deve terminar nesse verão. (´༎ຶ۝༎ຶ)



Pra mim, Hidaka Toru Band é seu projeto mais promissor! É uma banda pra nenhum fã órfão de Beat Crusaders colocar defeito! ♥ \ (^ - ^) / ♥

O setlist do Hidaka foi o seguinte:

1.DAY AFTER DAY
2.Goodbye Love
3.CUM ON FEEL THE NOIZE
4.*música nova*
5.SUMMER END
6.*música nova*
7.DOWNTOWN~

Um prato cheio para matar as lombrigas dos velhos tempos: Day After Day, Cum On Feel the Noize e Summerend são músicas originais do Beat Crusaders. Summerend foi um show à parte: 8 pessoas no palco para tocá-la, sendo 4 guitarristas, sendo um deles o vocalista e guitarrista do Bloodthirsty Butchers, Hideki Yoshimura. Nunca vi coisa igual! SIMPLESMENTE ÉPICO! ( ◎ Д ◎ )

Conheça algumas músicas do Hidaka e do Beat Crusaders mas não vire fã pois eu tenho ciúmes:



Time Flies, Everything Goes (cover do Beat Crusaders)


Day After Day


Japanese Girl


Summerend



Pra quem entende um pouco de nihongo, os vídeos abaixo são hilários! X'D


Isson e Hidaka em um parque de macacos em Oita.



Isson e Hidaka em um zoólogico em Yamanashi. 



E foi nesse show que adquiri alguns hematomas. Mesmo calçando minhas Dr. Martens, os japas se deliciavam pisando no meu pé e me dando chutes. Mas a pior parte eram os intermináveis stage divings, ou moshs! Apesar de claramente proibidos, os infratores não levam nenhum tipo de punição, sequer um puxão de orelha! Se jogam no mosh e FUCK THE RULES, no mais puro espírito punk. (=`ω´=)凸テメェ



Mesmo na grade, levei vários chutes, joelhadas, socos e puxões de cabelo nessa brincadeira. Quando algum japa se apoiava em mim, eu berrava! Eles são magros, mas não deixam de ser brutos! E lá vinha o segurança tampar minha visão do paraíso pra resgatar algum marmanjo perdido em alto-mar. Eu cheguei a torcer para o Hidaka tocar umas musiquinhas mais leves para os babacas pararem com isso, mas nem... era porrada atrás de porrada! (´°̥̥̥̥̥̥̥̥ω°̥̥̥̥̥̥̥̥`)



Vocês são muito うるさい (urusai = barulhentos), めんどい (mendoi = irritantes), um 迷惑 (meiwaku = incômodo) na minha vida, sabiam? (≧Д≦)

Muita gente que está acostumada a frequentar shows de j-pop ou k-pop, sempre volta falando mal. "Os japas são chatos! Não dançam! Parecem mortos!"Com playback, é difícil agitar mesmo! Em show de música de verdade, onde os artistas se preocupam mais em tocar seus instrumentos do que com a maquiagem e as roupas, é onde a magia acontece. Os japoneses agitam excessivamente! Eles se transformam em festivais de rock: são mal educados, barulhentos e fazem tudo aquilo que não fariam normalmente. Ali é a hora de extravasar e jogar tudo pro ar. O estereótipo de "japonês tímido e comportado" vai por água abaixo assim que a banda toca o primeiro acorde. Mesmo com as proibições dos organizadores do show, nesse ambiente tudo é permitido: se jogar no mosh, abrir uma roda-punk, começar um bate-cabeça e empurrar e pisar em todos ao redor. Aqui não há espaço para se desculpar, nem pedir licença. Quem não quer participar da zoeira, é melhor observar de longe. Afinal, se está na chuva, é pra se molhar! ┐( ̄ヘ ̄)┌


Na foto não dá para distinguir, mas na TV consegui me encontrar mais uma vez no meio da japaiada! X'D


Quando eu era adolescente, vivia em show de punk rock, em São Paulo. Voltava roxa pra casa! Hoje em dia, como uma velha coroca que sou, já fico satisfeita ao ver meus ídolos e cantar suas músicas. Ainda gosto de uma zoeira, mas aqui existem muitos japoneses "cavalos"! As meninas se comportam e se limitam a gritar, mas eles não estão nem aí, dão mosh e empurram sem um pingo de piedade! Sei lá, parece que eles se reprimem perante a sociedade para soltarem a franga liberarem tudo lá.  (*ノω<*)


Esse da esquerda é o cara que mais invejo no mundo: Bryan Burton-Lewis. Ele é americano, mas nasceu e cresceu no Japão e hoje mora em Tokyo. Ele é DJ, fala nihongo perfeitamente, já foi VJ da Space Shower TV e, vira e mexe, entrevista meus artistas favoritos. NEM INVEJA DEFINE. ( ̄ロ ̄;)


Logo após o término do show do Hidaka, aproveitamos para repor as energias nas barraquinhas de comes e bebes, antes do show do Husking. Isso até que meu parco japonês resolveu me estender a mão: li no Twitter do Devilock que, em instantes, ia rolar uma entrevista com o Isobe E o Hidaka em um stand da Space Shower TV (um dos maiores canais de música da TV paga japonesa). E esse stand estava BEM NA MINHA FRENTE! QUE SORTE! Corri pra lá e assisti tudo de pertinho, ao vivo. Vi o Isson e o Hidaka juntinhos, a menos de 2 metros de mim. Coisas assim, aparentemente tão simples, é que fazem tudo valer a pena! Pra mim, aquilo foi melhor do que qualquer um dos shows que vi naquele dia! (☆^ω^★)


E a cabeça loira ataca novamente! Agora posso dizer que já tirei foto com o Hidaka e o Isobe! X'D



Depois da entrevista, encontrei uma das meninas que conheci no acústico do Hidaka, no ano passado, a Ayuru (no centro)! Nós nos falamos pelo Twitter e pelo Facebook até hoje. Ela, assim como minhas outras amigas que fiz naquele dia, é uma fofa! Aprendo muito nihongo com ela! E, por coincidência, nós estávamos usando exatamente a mesma camiseta, hahahaha! (♥ᴥ♥)



Depois desse encontro superespecial, nós finalmente corremos para o Bayside Stage, onde o Husking se apresentaria horas mais tarde. Como ainda estava cedo, muita gente estava curtindo os shows em outros palcos, o que enfim tornou possível nosso acesso ao Bayside. Fomos andando e furando a multidão, até não dar mais. Minha vontade era estar bem pertinho, mas era impossível, a pista principal estava lotada. Não ficamos perto, mas dava pra pelo menos curtir o som com qualidade e ver o que acontecia no palco. Vimos a maior parte do show pelo telão, para não perder os melhores momentos. (#^.^#)



Enquanto esperávamos pelo show histórico do Husking, assistimos ao BRAHMAN. Nunca consegui curtir essa banda, por mais que tenha centenas de fãs, pra mim não desce, não vejo a mínima graça no som dos caras. O vocalista é super engajado em questões humanitárias, principalmente no que concerne à reconstrução do nordeste do Japão, mas por algum motivo não vou com a cara dele. Pura e simples implicância minha, EU SEI. (ㆀ˘・з・˘)

E foi durante essa espera que quebrei mais um estereótipo do povo japonês! Assim como em qualquer lugar do planeta, existem pessoas boas e ruins, chatas e legais, folgadas e educadas, calmas e nervosas. Sei que esse lance anti-preconceito é super batido, mas digo e repito: não adianta generalizar dizendo "japonês é educado e calmo", pois infelizmente NEM TODOS SÃO, O TEMPO TODO! Alguns, realmente, me decepcionam! (。┰ω┰。)



Eis a situação: eu e meu marido estávamos assistindo ao show do Brahman, numa parte relativamente calma da arena e distante do palco. Havia um pessoal do nosso lado cantando e dançando, mas sem fazer baderna. Até que reparei que a menina ao meu lado estava dançando perto demais de mim e chegava a me empurrar, mas em um show de rock, anormal seria se isso não acontecesse. ・゚(゚⊃ω⊂゚)゚・

Mesmo sendo uma banda que não curto muito, decidi tirar uma foto do palco, como milhares fizeram, faziam e estavam fazendo bem na nossa frente. Do nada, vejo uma mão não-identificada no meu iPhone. No impulso, achei que fosse algum organizador do evento que previu minha ação e se posicionou ao meu lado rapidamente para impedir o ato "ilícito". Não, não era: era a menina que dançava do meu lado, a mesma que me empurrava. Ela olhou feio pra mim e disse: ダメ! (dame! = não pode!). 凸-_-凸

A melhor parte de ser gaijin é essa: se fazer de bobo e fingir que não entendeu. Fiz ela repetir umas 9238329 vezes, e ela cada vez mais irada com a minha burrice. Me fiz de besta e tirei mais fotos, e lá foi ela, de novo, se esticar para pegar no meu iPhone. Fiquei louca da vida e gritei o que veio à cabeça no maior estilo Gordon Ramsay: "GET OUT! GET OUT!". Minha vontade era empurrá-la e mandá-la à merd@, mas não quis correr o risco de ser expulsa e perder o show do Husking por causa daquela idiota. O importante é que ela se assustou e não me encheu mais.  ε-(=`ω´=)凸テメェ

Fala sério! É cada uma que me acontece! Os japoneses podem tirar fotos e se jogar no mosh à vontade, mas a estrangeira, não?! Para mim, essa japa estava bêbada e/ou tinha raiva de estrangeiro. Um japonês comum jamais faria isso em condições normais. Se fizesse, não pegaria meu iPhone como ela pegou, e sim me daria um toque, delicado, bem do jeitinho educado deles. Nunca vi um japonês que não respeitasse o espaço alheio e fiquei realmente chocada com essa situação. Isso prova tudo o que falei durante a postagem: os japoneses se transformam em animais selvagens nesses ambientes regados a rock e bebida... mas não são todos! Ψ(`∀´#)

Depois da minha primeira briga em solo nipônico, veio a recompensa! A galera gritava a plenos pulmões:



ハスキン!!ハスキン!!ハスキン!!ハスキン!!ハスキン!!ハスキン!!

(Hasukin = Husking em "katakanês"!)

\ (^ - ^) /\ (^ - ^) /\ (^ - ^) /\ (^ - ^) /\ (^ - ^) /\ (^ - ^) /\ (^ - ^) /\ (^ - ^) /


Um vídeo começou a passar no telão, mostrando cenas do último show do Husking, realizado há sete anos...


Arrepiei.


A banda subiu ao palco...


As borboletas no estômago deram um mosh.





Husking Bee é uma banda de punk rock que surgiu em 1995 e tornou-se um dos maiores nomes da cena punk independente japonesa. Formada por Isobe Masafumi na guitarra e no vocal, Tekkin no baixo, Kazuya Hirabayashi na guitarra e no backing vocal e Leona na bateria, há 10 anos, todo mundo curtia os caras. Hoje, com a volta da banda com quase todos os integrantes originais (sem o baterista, Leona), os fãs apostam tudo na volta triunfal do Husking!  (๑´▿`๑)♫•*¨*•.¸¸♪



Inclusive, o guitarrista Kazuya fez a voz do garoto Koyuki (sim, veio daí o nome do nosso hamster! *o*), no anime BECK. É um anime perfeito para os apaixonados por j-rock. Aliás, BECK faz muitas referências a diversas bandas de rock, principalmente ao Beat Crusaders: em vários episódios o nome da banda aparece "como quem não quer nada" no background. Além disso, duas das principais músicas do anime (Follow Me e Moon on the Water) são de autoria do BECR, e outras músicas deles (Love Dischord e Gymnasium) tocam durante o anime. Não preciso nem dizer que esse é um dos meus animes favoritos de todos os tempos, né? Afinal, foi graças a ele que virei fã do Beat Crusaders! (((o(*゚▽゚*)o)))

Escute algumas músicas do Koyuki cantando, na voz do Kazuya:

Brightest (Husking Bee)


Moon on the Water (Beat Crusaders)


Follow Me (Beat Crusaders)




Comecei a escutar o Husking na mesma época que conheci o Beat Crusaders, mais ou menos em 2007. Não me empolgou e acabou caindo no esquecimento. Só de três anos pra cá eu realmente virei fã e fiquei viciada nas músicas deles, mas, pra minha infelicidade, eles já tinham terminado há anos. Quando soube que os caras iam voltar, não pensei duas vezes e comprei os ingressos para testemunhar a ressurreição, no Devilock! o(≧∇≦o)(o≧∇≦)o


O palco todo colorido! (♥∀♥)


Tekkin, Isson, Kazuya e o Tatsuya do locofrank. (◡‿◡*)❤




O setlist do Husking foi o seguinte:

1.Cosmic Rays
2.ANCHOR
3.8.6
4.put on fresh paint
5.LIFE
6.NEW HORIZON
7.D.W.S
8.small potate’s mind
9.BY CHANCE
10.QUESTION
11.欠けボタンの浜
12.新利の風
13.the steady state theory
14.摩訶不思議テーゼ
15.Walk
ENCORE
16.THE SUN AND THE MOON
17.#4


Setlist mais do que perfeito! Só as melhores da banda! Minhas favoritas estavam ali: Question (com direito a pulinhos e refrão cantado em coro),  欠けボタンの浜 (com direito ao Isobe tocando gaita E guitarra E cantando) e The Steady State Theory (com direito a "uuuuhhh" da galera em uníssono). SIMPLESMENTE ÉPICO! Um dos melhores shows que vi na vida! (இдஇ; )


Guitarra, gaita e vocal: só para os fortes! (*♥ω♥*)


Ouça algumas músicas deles:


Trecho do show no Devilock the Final



Question



欠けボタンの浜 (Kake Botan no Hama)




The Steady State Theory 






Na hora de ir embora, vi muita gente emocionada e feliz, mas com o rosto molhado. No telão, de vez em quando apareciam algumas meninas chorando de emoção por ver o retorno do Husking após tanto tempo. Aquilo me lembrou do Otodama, os fãs do Beat Crusaders chorando no término do show... e eu estava lá, testemunhando tudo e chorando com a galera. Eu não vivi a época de ouro do Husking, mas tenho certeza que, se um dia o Beat Crusaders voltar, vou sentir o mesmo que esses fãs sentiram no Devilock. Um sentimento que não pode ser explicado em palavras, um sentimento que só fã consegue entender! ヾ(´Д`*≡*´Д`)ノ゙



E assim terminou o primeiro dia do Devilock. Cheio de alegrias e tristezas, momentos divertidos e estressantes. Mas, no fim das contas, o que falou mais alto foi o estereótipo: o Endo, dono da marca Devilock, apareceu no palco com um pedido de desculpas sobre a má organização do evento. Minha vontade era subir naquele palco e dar um soco no cara, mas fiquei muito feliz que a boa educação japonesa tenha imperado naquele momento. Quanto mais conheço os japoneses, mais eu amo o Japão! (ノ◕ヮ◕)ノ 日本が大好き 


Curtiu? Ficou com vontade de ir a um festival de rock japonês? Confira a agenda de shows que rolam durante todo o verão na terra do sol nascente! Ainda dá tempo de comprar os ingressos! o(≧∇≦o)(o≧∇≦)o 


Sweet Love Shower
1 e 2 de agosto


Imagine se divertir em um festival de rock japonês na companhia do Monte Fuji. Pois isso só é possível no festival de verão Sweet Love Shower, evento patrocinado pelo canal Space Shower TV. A festa rola nas proximidades do lago Yamanaka (que já mostrei aqui) nos dias 1 e 2 de agosto.
Atrações: Kyary Pamyu Pamyu, the Hiatus, The Bawdies, Dragon Ash, Andymori, Chatmonchy, One Ok Rock, Hello Sleepwalkers, Akihiro Nanba, Man With a Mission e outros.
Informações: http://www.sweetloveshower.com/


Rock In Japan Festival
3, 4 e 5 de agosto


Mesmo sem ter ido, na minha opinião, esse é o melhor festival de rock japonês do arquipélago. Rola nos dias 3, 4 e 5 de agosto em Ibaraki.
Atrações: Hidaka Toru to Fed Music, Polysics, Monobright, Asparagus, Isobe Masafumi Band, Comeback My Daughters, Sambomaster, Northern 19, Ore Ska Band, Kyary Pamyu Pamyu, Straightner, 10-feet, Totalfat, Maximum the Hormone, Yuki, Kimura Kaela, Chatmonchy, Big Mama, Perfume e outros.
Informações: http://rijfes.jp/


Otodama
8 e 9 de agosto


Otodama é o maior festival de rock da região de Kansai. O Beat Crusaders fez seu último show no palco do festival, em 2010, como relatei aqui. Rola nos dias 8 e 9 de agosto, em Osaka.
Atrações: Polysics, Monobright, Kimura Kaela, Okamoto's, the telephones, The Birthday, Sambomaster e outros.
Informações: http://www.shimizuonsen.com/otodama/1112/


Rising Sun Festival
10 e 11 de agosto


É o maior festival de música de Hokkaido. Curta o festival de verão na ilha que menos sofre com o verão no Japão durante os dias 10 e 11 de agosto.
Atrações: Hidaka Toru to Fed Music, Goto Mariko, Polysics, Asian Kung-Fu Generation, Superfly, BRAHMAN, Maximum the Hormone, the GazettE e outros.
Informações: http://rsr.wess.co.jp/2012/index.html


Summer Sonic 2012
18 e 19 de agosto


O maior festival de música do Japão rola simultaneamente em Tokyo e Osaka, nos dias 18 e 19 de agosto. Artistas japoneses e internacionais agitam os palcos do Summer Sonic!
Atrações: Polysics, TotalFat, Pennywise, Man With a Mission, Anna Tsuchiya, Kyary Pamyu Pamyu, Dohatsuten, Perfume, One Ok Rock, Green Day, Franz Ferdinand, Ke$ha, Rihanna, Garbage e outros.
Informações: http://www.summersonic.com/2012/


お楽しみに!!(o≧ ▽゚)o




Créditos das fotos:
http://devilocknightfinal.com/
http://www.isobemasafumi.com/
http://www.sukachan.com/music/page/000263.html
http://ameblo.jp/sako-chi/image-11176666247-11818925267.html
http://blogs.yahoo.co.jp/trayonly/52565675.html
http://viz-store.jp/virgo-emiki/9834.html
http://aprtmnt.cocolog-nifty.com/blog/2012/02/husking-bee-9c9.html
http://matome.naver.jp/odai/2132391478410569501/2132391754710623903
http://andon.tv/blog/archives/2275
http://resonance-mms.com/artist-profiles/j-rock/monobright/
http://natalie.mu/music/gallery/show/news_id/71881/image_id/133286http://www.7stars.jp/blog/
http://gbev.seesaa.net/archives/20120226-1.html
http://www2.mackdaddy.jp/blog/2012/02/2523.html
http://www.starttoday.jp/
https://twitter.com/#!/yoshikeeeeen/status/173297964415057920/photo/1/large
http://twitpic.com/8oaay4
http://photozou.jp/photo/show/505278/123324451
http://photozou.jp/photo/show/1735177/123302481
http://photozou.jp/photo/list/1735177/4902865
http://twitpic.com/8oa2mo
http://rk-exwxtxs395.jugem.jp/?eid=3295


quinta-feira, 26 de julho de 2012

Festival de rock japonês - Devilock - parte 1




Texto original publicado no blog Iwata Kappuru.


SORRY, GUYS! Only in portuguese this time. Please, use our translator tool on the right side! (σ ・∀・)σ→ 


Verão no Japão é sinônimo de guitarras distorcidas, batidas aceleradas, berros ensurdecedores, público pulando, dançando sem controle e se jogando no mosh ao som de quatro acordes. Em um festival de rock japonês, o Japão que aparece na mídia não existe: nada de conjuntos embonecados de k ou j-pop, nem bandinhas comportadas de garotos metrossexuais dançarinos, muito menos grupos formados por 48 "menininhas" vestidas de colegiais. Não só no verão, mas durante todo o ano, o Japão treme ao som de centenas de bandas japonesas que mantêm viva a essência do verdadeiro rock n' roll. Aqui, a coreografia é pular, dançar, bater cabeça, empurrar, fazer stage diving, berrar e cantar junto! \(^ω^\)( /^ω^)/

Nessa postagem, dividida em três partes, vou falar em detalhes sobre um show que fui este ano, no qual me deparei com situações perfeitas para desvendar alguns dos maiores mitos acerca dos festivais de música japoneses: "a plateia não se mexe!", "as bandas não atrasam!" e "os japoneses são educadíssimos sempre!". Sim, isso tudo que você leu! Aqui, vou mostrar que japonês também consegue ser mal educado quando quer, sabe se divertir - até demais! - e, embora raro, as bandas também se atrasam! (≧Д≦)

Na terceira parte dessa postagem, o oposto: falarei brevemente sobre o Countdown Japan 11-12, para provar que festivais mal organizados são raras exceções no Japão. Com isso, quero que pesem os prós e os contras por si mesmos. No fim, espero conseguir incentivá-los ainda mais a irem a um festival de rock japonês não só no verão, mas durante o ano todo! Garanto que todos aqueles pré-conceitos serão quebrados se viverem a experiência! (o≧ ▽゚)o



Confesso: esses shows não foram, de fato, "de verão", pois aconteceram em pleno inverno! Dessa forma, consigo provar que, não importa a época, a essência de um "festival de verão de rock japonês" continua viva nas quatro estações. (*^▽^*)

Aliás, estive guardando essa postagem há meses. Primeiro, porque não foram divulgadas muitas fotos dos eventos e o post ficaria muito chato. Segundo, porque esperava chegar o verão para entrar no clima dos festivais e incentivá-los a irem aos Rock in Japan, Summer Sonic e Sweet Love Shower da vida. No fim da postagem, aliás, mostro uma pequena agenda com os melhores shows de rock que rolam durante toda a estação. (o≧ ▽゚)o


Let's rock! ψ(`∇´)ψ




★ DEVILOCK NIGHT THE FINAL - THANK YOU AND GOODBYE 

O Iwata Kappuru foi conferir no dia 25 de fevereiro, no Makuhari Messe, o famoso centro de convenções da cidade de Chiba, o festival de rock Devilock Night The Final - Thank You and GoodbyeDevilock é uma marca de roupas que decidiu encerrar suas atividades após 15 anos na ativa. Para animar o funeral, nada melhor do que organizar um grande festival de música. Em dois dias de festa, bandas veteranas, como 10-Feet e Maximum the Hormone, dividiram palco com novatos como Fear and Loathing in Las Vegas e Marsas Sound Machine. Mais de 60 bandas e artistas participaram da última edição do Devilock. (*❤◯❤*)




No entanto, a grande atração do festival era o retorno de uma das maiores bandas da cena punk/hardcore do Japão: Husking Bee! A banda, que havia encerrado suas atividades há sete anos, ressurgiu das cinzas e escolheu o Devilock como palco para a ressurreição. Entre 1996 e 2005, o Husking Bee era uma das bandas mais conhecidas da cena e possuía uma legião de fãs muito fiel, que compareceu em massa ao Devilock: os ingressos para o revival esgotaram assim que o anúncio sobre o retorno da banda foi feito no site oficial! すごい!!! (((╹д╹;)))





Com os ingressos comprados há mais de dois meses (¥ 7.500 cada, cerca de R$ 190), finalmente o grande dia havia chegado. Porém, o que era pra ser exclusivamente divertido e agradável, acabou se tornando um verdadeiro inferno! (¬з¬)



No dia 25 pela manhã, fomos ao Makuhari Messe. De acordo com o site oficial do evento, as portas só abririam às 11h00, mas a partir das 9h00 começaria a distribuição das リストバンド (risutobando = do inglês wristband, que significa munhequeira, bracelete ou pulseira). Aqui no Japão, o ingresso é trocado por uma pulseira que permite a livre entrada e saída de um show para o outro. Basta erguer o braço para ter a passagem liberada entre uma arena e outra. Mas o legal mesmo é levá-la para casa e guardá-la como omiyage! (*´艸`)


Nossas risutobando do Devilock! ♪(●^∀^●)♪



Como já sou arroz de festa estou bem acostumada com os shows de rock no Japão (já tinha ido ao Japan Jam e Otodama em 2010 e ao Countdown Japan em 2011), nem me preocupei em chegar cedo pois queria dormir mais, então saí do hotel um pouco antes das 11h00 mesmo. Qual não foi minha surpresa ao me ver totalmente perdida no local! Ao contrário dos outros eventos que já fui, no Devilock não havia informação em lugar nenhum! (◎_◎;)

Perguntamos para três funcionários onde devíamos fazer a troca do ingresso pelas wristbands, e, apesar de muito atenciosos, eram notavelmente inexperientes. Cada um deu uma resposta diferente - estavam mais perdidos do que gaijin em festival japonês nós! Nós demos uma volta enorme no complexo e, por fim, exaustos, resolvemos entrar em uma fila sem ao menos saber onde ela levaria, mas, pela lógica, só podia ser ali, né? E não foi uma simples questão de falta de domínio do idioma, pois também vimos muitos japoneses perdidos por lá, sem saber para onde ir ou qual fila tomar! _| ̄|○



A fila era uma bagunça! Quem quisesse, podia cortá-la tranquilamente, mas, JURO: mesmo sem seguranças à vista, não vi ninguém furando fila, sequer reclamando ou fazendo barraco, como com certeza aconteceria no Brasil. Os japoneses sabem ser civilizados mesmo nas situações mais caóticas. Não havia ninguém gritando ou empurrando. A multidão era calma e respeitava a vez do próximo. E quando digo multidão, é multidão no sentido mais literal da palavra! Parecia que a população toda do Japão havia se reunido ali! (つД`;)



Ficamos quase uma hora nessa fila, embaixo de garoa e passando muito frio (ainda era inverno e fazia por volta de 8°C, mas a doida aqui era a única que estava só de camiseta! x_x). Nunca tive que passar por isso em nenhum show na minha vida e não esperava uma organização tão ruim assim no Japão. Os três festivais que fui só precisei dar o ingresso e trocar pela wristband, assim, na hora, muito simples, prático e rápido, como tudo no Japão. Japan Jam, Otodama e Countdown Japan são eventos gigantescos, muito maiores e populares do que o Devilock e nunca tiveram problemas com superlotação. Resumindo: organização precária e vergonhosa. (゚⊃ω⊂゚)


A fila de guarda-chuvas! X'D




E não parou por aí. As bandas do Devilock foram separadas em 3,5 palcos: Bayside, Ground e Hooter (que era dividido e alternado entre uma banda e outra). O palco principal, Bayside Stage, era onde as bandas maiores tocavam. Isso também foi muito mal planejado, pois era impossível se aproximar do local, dado o volume excessivo de pessoas concentradas na mesma arena. Seguindo o exemplo dos outros festivais, o ideal seria misturar bandas pequenas e grandes e distribuir em mais palcos, para não superlotar. Além disso, o palco Bayside ficava em outra parte do complexo e levava mais de 10 minutos para fazer a travessia. Era normal ver o pessoal correndo de um lado para outro para não perder os shows. Resumo da ópera: péssimo planejamento! (´ーωー`)


ようこそ地獄へ!!(Youkoso jigoku e = Bem-vindo ao inferno!) ψ(*`ー´)ψ


E ainda não terminou: todos os shows ATRASARAM! COMO ASSIM!?? Onde já se viu isso acontecer no Japão?! Nunca ouvi falar em atraso por aqui, sem contar quando ocorre alguma catástrofe natural,  obviamente. Mas, naquele dia, nada aconteceu, não havia desculpas. Algumas bandas sofreram atrasos de meros cinco minutos, enquanto outras atrasaram mais de meia hora! Inacreditável e inaceitável! Um pecado capital na terra do sol nascente! Uma puta falta de sacanagem ||||/( ̄ロ ̄;)\||||

Sinto muito desapontar aqueles que acham que tudo no Japão é perfeito, mas tudo o que estou relatando realmente ocorreu e fiquei extremamente desapontada. No entanto, Devilock é exceção, não é regra! Nunca vi um evento tão mal organizado, mal planejado e mal estruturado quanto este. Ainda bem que foi o último, pois não voltaria no ano que vem e não recomendaria a ninguém. Admiro a organização e disciplina do povo japonês, características inexistentes na cultura brasileira, então quero ver esses "estereótipos" colocados em prática sempre!  ( ●≧艸≦) 

Passado o stress todo, nós estávamos lá para nos divertir e ver nossas bandas favoritas, então não valia a pena ficar de bico xingando muito no Twitter todo mundo, né? E foi o que fizemos! (* ̄∇ ̄*)


Bingo! O festival acertou em cheio ao não distribuir papéis com a time table. Em vez disso, foi criado um aplicativo para smart phones! Uma ideia pra lá de ecológica, além de prática e moderna! ヾ( ^ω^)ノ


Nele, era possível montar a sua própria time table! Muito bem pensado! (*≧ლ≦)



Seguindo a ordem da minha time table personalizada, a primeira banda que vi foi o MONOBRIGHT, com 30 minutos de atraso. Não gosto da banda, nem das músicas e muito menos da voz de taquara rachada irritante do vocalista, só estava lá por um único motivo...


↓  ↓  ↓


ヒダカトオル!!(TORU HIDAKA)! 

Ele é o tecladista e guitarrista da banda desde que a melhor banda do planeta, Beat Crusaders, encerrou suas atividades, em 2010. De vez em quando, Hidaka também canta e a minha esperança era que eles tocassem alguns clássicos do BECR, como Be My Wife ou Fool Groove. A apresentação foi bem curta e não rolou nenhuma música que gosto, mas a arena estava beeeeeeeem vazia (pasme: a maioria do pessoal ainda estava lá fora, tentando entrar! O_O), então consegui ver meu ídolo tranquilamente, sem cabeçudos na frente! (◡‿◡*)❤

Essa é a única música deles que eu gosto, pois é o Hidaka quem canta:




Mas se você ficou com vontade de conhecer o som dos caras, ouça algumas músicas abaixo:







Agora, a pergunta que não quer calar: por que não é permitido tirar fotos ou filmar shows no Japão? Resposta: não sei. Suspeito que tenha algo a ver com direitos autorais, já que o Japão é cheio de mimimi sobre essa questão, mas não tenho uma resposta pronta e exata. Mas, sabe de uma coisa? Eu até prefiro assim. Quando assisto shows de outros países, só vejo celulares e câmeras nas mãos da galera. É ridículo! O povo vai pra se divertir ou pra tirar foto pra postar no Orkut Facebook? Sem mencionar que as fotos/filmagens devem ficar uma porcaria! Tremidas, escuras, desfocadas e mal enquadradas, certeza. Afinal, ninguém vai levar uma Nikon D5000 pro meio da galera, né? Deixem esse trabalho para os fotógrafos e curtam o show, vai! (*-ω-*)



Quem diria! Pizza do Domino's!  *_________*

Entre o MONOBOSTABRIGHT e a próxima banda, havia um espaço de quase quatro horas. Aproveitamos para comer, beber e postar algumas notícias fresquinhas no Twitter, mas o sinal do celular é terrível lá dentro, pois o local é subterrâneo.  (。┰ω┰。)



O momento de descanso é perfeito para conferir o visual descolado dos japoneses. Siga a equação e arrase: toalhinha no pescoço + meia calça colorida + camiseta de banda + mochilinha nas costas = modelito unissex e atemporal para curtir um festival de música. Sim! Tanto meninos quanto meninas vestem essa mesma fórmula, em qualquer estação do ano, em qualquer festival de rock. O bom é que nunca sai de moda, é superestiloso e mega confortável! (♥∀♥) v



Aproveitamos o tempo livre para consumir, também. Comprei tranqueirinhas do Hidaka e do Isobe, que eu estava de olho há tempos: duas camisetas do Hidaka, bottoms do Isobe e o CD The Orb of Day do Isobe com o Kazuya (amante do Isson guitarrista do Husking Bee)! Tiete pride きゃー (*/∀\*)



E ainda comprei uma toalhinha do Hidaka para minha amiga @BELINDA_SET, uma das meninas que conheci no acústico do Hidaka, no ano passado. Para agradecer, ela me enviou presentinhos de Osaka, pela segunda vez! (*❤◯❤*)


Chocolates com alguns pontos turísticos de Osaka, pingente de celular de kamoji-takoyaki (o bolinho de polvo é uma das especialidades de Osaka), adesivo que não está à venda da banda Skybeaver (que nós adoramos *o*) e uma cartinha suuuuuper fofa! (◡‿◡*)❤



Maaaas, voltando ao Devilock...



Passadas as quatro horas, vimos pela segunda vez o show de um dos meus cantores favoritos: 磯部正文. Esses kanji ferradões aí, juntos, significam Isobe Masafumi. Imagina a tristeza dele pra escrever o próprio nome! (´༎ຶ۝༎ຶ)

Vi o Isobe pela primeira vez no Japan Jam em 2010 (onde ele cantou com o Beat Crusaders a música Aozora, cover do eterno The Blue Hearts, como contei aqui, aqui, aqui e aqui) e, depois, no Countdown Japan, no fim de 2011. O Isobe (ou Isson, para os íntimos *o*) é o ex-ex-vocalista (!!!) do Husking Bee, a mesma banda que ressurgiria das cinzas horas mais tarde ali, no palco principal do Devilock. (๑´ლ`๑)



Isobe já é quarentão e solteirão, mas é um fofo: tímido, educadíssimo, atencioso e muito zen. Ele é miudinho (não deve passar dos 1,55m!), mas talento não se mede em centímetros. A grandeza de Isson é colocada à prova no palco: sua voz rouca aveludada e poderosa chega a dar arrepios. A voz sísmica de Isson estremece a arena no mais alto grau de magnitude. É impossível não se encantar com o Isson-chan, seja pela potência das cordas vocais ou pela aura serena. Ele pode não ser estilosão ou extrovertido como o Hidaka, mas tem maneira própria de se vestir e de se portar perante o mundo, remando contra a maré deste oceano feito de aparências e apelos visuais.  ♥ (*´艸`) ♥




O Isson sempre me responde no Twitter, me adicionou no Facebook e jamais deixa a simpatia de lado. Mas a melhor parte é que ele, mesmo sendo famoso e tudo o mais, é humilde ao extremo! É um cara super acessível e amigável, não vive isolado em seu mundinho como certos artistas por aí, que deixam o sucesso subir à cabeça e tratam os fãs como doentes mentais. Ele parece aquele amigo seu que tem uma banda de garagem, sabe? Depois do show, conversa com a galera na porta do bar e vai embora no meio do povo. Ele não precisa se esconder atrás de seguranças e guarda-costas, ele é dono de si mesmo. Isson não é intocável, tampouco ídolo teen; ele é simplesmente um músico, um cara simples que ganha a vida fazendo o que mais gosta. ( ^o^ )



E é justamente isso tudo que me deixa tão fascinada pelos meus artistas favoritos: Isson e Hidaka são de carne e osso, levam uma vida tão normal quanto a minha. Eu posso encontrá-los na rua, no trem, na esquina de casa. Eles fazem compras no supermercado, cuidam da casa, vão ao cinema, dormem, compram uma bebida na máquina de venda automática, saem para comer com os amigos, jogam os joguinhos do Facebook, viajam e tiram muitas fotos. São simplesmente seres humanos, que amam, odeiam, sentem preguiça, fome e dor de barriga. Digo de boca cheia que meu coração de fã é puro, não gosto deles por fazerem sucesso ou não, serem bonitos ou feios, aparecerem na TV ou não. Gosto deles pelo o que são como seres humanos, em cima do palco ou no meio da galera, pelo jeito carinhoso e natural como tratam os fãs como pessoas normais, pelo maneira que o trabalho deles me toca! (★`∪´☆)


Okashina futari! Minha dupla favorita! 


No caso do Isson, ele é tão REAL que me segue no Instagram e, de quebra, dá "like" nas minhas fotos! Meu coração sai pela boca toda vez que vejo isso na tela do meu iPhone:


Awwwwwwwwww!!!!!  (〃ω〃)


O Isson é fã do Koyuki! (๑´ლ`๑)♥


E, pelo jeito... é meu fã, também. 恥ずかしい。。。(hazukashii = envergonhada) (*/∀\*)


E por falar nessa humildade toda, nós, da grade, fomos agraciados com um momento único enquanto esperávamos o show começar: Isson fazendo aquecimento no palco! Ele foi de ponta a ponta do palco, esticando os braços e alongando até o chão, sempre conversando com o pessoal que ajeitava os instrumentos. Acho isso muito legal da parte dele! É assim que nós podemos nos sentir mais próximos de nossos ídolos e vê-los como pessoas normais, que, como eu já disse, é exatamente o que eles são. Cantores são tão humanos quanto nós; ter uma voz fenomenal não significa ter superpoderes. Na realidade, nós é que somos bobos demais por termos a mania de "endeusá-los"! (#⌒∇⌒#)


Quanto mais conheço outros artistas/cantores/bandas, mais admiro meus queridinhos Hidaka e Isobe! --'


Adivinha de quem é essa cabeça loira "saltitante" no canto direito? (*/∀\*)


Os integrantes da banda são fenomenais, em especial a guitarrista Hisako (guitarrista do Bloodthirsty Butchers, que também tocou no Devilock). A mina arrepia nas cinco cordas, muito diva. Me surpreendi com o tecladista, Ryosuke Shimomura. Ele é um cara superanimado, pra cima, e não parava de olhar pra mim! Era engraçado, nós cantávamos em oníssono. Mal sabia ele, coitado, que eu não fazia noção do que eu mesma estava cantando. Imaginem o mico que seria se me chamassem pra cantar no palco... melhor fechar a boca e abafar o caso! (*≧ლ≦)



A banda solo do Isson não tem muito a ver com o Husking Bee, tanto é que quando escutei pela primeira vez, não gostei. Dei uma segunda chance, tentando encarar a banda de outra forma, e não deu outra: viciei nas músicas, nas letras e nas melodias! É tudo tão harmônico e delicioso de escutar! "Sozinho" no palco, ele toca um rock alternativo, melódico, meio indie, sem deixar faltar aquela pitada básica de punk. As músicas do Isobe são muito agradáveis e relaxantes, tanto é que a música de abertura dos shows dele é Toss The Feathers, do The Corrs. Esse clássico da música irlandesa combina perfeitamente com a atmosfera zen do cara! (*´∀`*)



The Corrs - Toss The Feathers





O setlist do Isson no Devilock foi:

1. Sound in the glow (versão em japonês)
2. Paper airplane
3. Polyodomino
4. 琴鳥のeye
5. 花の咲く日々に
6. 符思議なチャイム

Melhor escolha, impossível. Isson tocou as minhas faixas favoritas, em especial 琴鳥のeye (Kotodori no Eye), que amo de paixão e sonho em poder cantá-la de cor e salteado com uma pronúncia impecável no próximo show! 。;+*(★`∪´☆)*+;。 


Escute algumas faixas do Isson abaixo:


Do We Know?


符思議なチャイム (Fushigina Chaimu)



琴鳥のeye (Kotodori no Eye)





Quando o show do Isobe terminou, fomos correndo para o Bayside Stage para conferir o show do Maximum the Hormone. O Maximum é uma banda muito doida que mistura rock, punk, metal, rap e tudo mais que os caras estiverem a fim de incluir. Os caras (e a mina!) são sempre muito cômicos nas entrevistas, e o bom humor do quinteto reflete nas músicas "bizarras" da banda. Eles são bem conhecidos fora do Japão por causa dos temas de abertura e encerramento do anime Death Note. Aliás, foi assim que conheci a banda. Mas eu, com meus 18 aninhos e já viciada na cultura japonesa, nunca imaginei que assistiria um show deles um dia. E, de fato, NÃO ASSISTI! il||li(つд-。)il||li

Como falei anteriormente, o Bayside Stage era exclusivo das bandas "grandes". A arena, que era gigantesca, ficou pequena demais naquele dia. Não conseguimos sequer passar da porta. Tentamos "furar" a multidão, em vão. No fundo, o som estava um lixo: mal dava pra ouvir o vocal e todas as batidas soavam distorcidas, ecoava muito. Não conseguíamos distinguir nenhuma música do repertório. Assistimos pelo telão durante um tempo, mas desistimos, pois se é pra assistir do telão, assisto em casa, deitada no sofá tomando sorvete! É, não foi dessa vez que eu vi o Maximum... fica pro próximo festival. (இдஇ; )

What's Up People (tema de abertura do anime Death Note)


Zetsubou Billy (tema de encerramento do anime Death Note)


Koi no Sweet Kuso Meriken


Depois do fracasso, chegou a maior recompensa do dia: HIDAKA! *_______*



Mas sobre o show dele, do Husking Bee, sobre os meus hematomas e a minha primeira "treta" em solo nipônico, eu só vou contar na semana que vem, na segunda parte da postagem! Terão que aguentar até lá! ψ(`∇´)ψ


Enquanto isso, confira a agenda de shows para se divertir durante todo o verão! (o≧ ▽゚)o



Fuji Rock Festival 2012
27, 28 e 29 de julho


O Fuji Rock é o Woodstock da terra do sol nascente! Apesar do nome, ele não acontece próximo do Monte Fuji, mas sim em uma pista de ski localizada em uma montanha de Niigata. O festival possui a atmosfera perfeita para curtir um som, se divertir com a galera, conhecer gente nova e abrir a mente. Mais de 100 artistas tocam simultaneamente em três palcos durante os três dias do festival. O Fuji Rock Festival rola nos dias 27, 28 e 29 de julho.
Atrações: Asparagus, The Back Horn, toe, Sakanaction, locofrank, Chatmonchy, Stone Roses, The Specials, Radiohead, Noel Gallagher's High Flying Birds e outros.
Informações: http://www.fujirockfestival.com/


Sweet Love Shower
1 e 2 de agosto


Imagine se divertir em um festival de rock japonês na companhia do Monte Fuji. Pois isso só é possível no festival de verão Sweet Love Shower, evento patrocinado pelo canal Space Shower TV. A festa rola nas proximidades do lago Yamanaka (que já mostrei aqui) nos dias 1 e 2 de agosto.
Atrações: Kyary Pamyu Pamyu, the Hiatus, The Bawdies, Dragon Ash, Andymori, Chatmonchy, One Ok Rock, Hello Sleepwalkers, Akihiro Nanba, Man With a Mission e outros.
Informações: http://www.sweetloveshower.com/


Rock In Japan Festival
3, 4 e 5 de agosto


Mesmo sem nunca ter ido, na minha opinião, esse é o melhor festival de rock japonês do arquipélago, pois sempre tocam as melhores bandas nele! Rola nos dias 3, 4 e 5 de agosto em Ibaraki.
Atrações: Hidaka Toru to Fed Music, Polysics, Monobright, Asparagus, Isobe Masafumi Band, Comeback My Daughters, Sambomaster, Northern 19, Ore Ska Band, Kyary Pamyu Pamyu, Straightner, 10-feet, Totalfat, Maximum the Hormone, Yuki, Kimura Kaela, Chatmonchy, Big Mama, Perfume e outros.
Informações: http://rijfes.jp/


Otodama
8 e 9 de agosto

Otodama é o maior festival de rock da região de Kansai. O Beat Crusaders fez seu último show no palco do festival, em 2010, como relatei aqui. Rola nos dias 8 e 9 de agosto, em Osaka.
Atrações: Polysics, Monobright, Kimura Kaela, Okamoto's, the telephones, The Birthday, Sambomaster e outros.
Informações: http://www.shimizuonsen.com/otodama/1112/


Rising Sun Festival
10 e 11 de agosto

É o maior festival de música de Hokkaido. Curta o festival de verão na ilha que menos sofre com o verão no Japão durante os dias 10 e 11 de agosto.
Atrações: Hidaka Toru to Fed Music, Goto Mariko, Polysics, Asian Kung-Fu Generation, Superfly, BRAHMAN, Maximum the Hormone, the GazettE e outros.
Informações: http://rsr.wess.co.jp/2012/index.html


Summer Sonic 2012
18 e 19 de agosto


O maior festival de música do Japão rola simultaneamente em Tokyo e Osaka, nos dias 18 e 19 de agosto. Artistas japoneses e internacionais agitam os palcos do Summer Sonic!
Atrações: Polysics, TotalFat, Pennywise, Man With a Mission, Anna Tsuchiya, Kyary Pamyu Pamyu, Dohatsuten, Perfume, One Ok Rock, Green Day, Franz Ferdinand, Ke$ha, Rihanna, Garbage e outros.
Informações: http://www.summersonic.com/2012/

お楽しみに!!(o≧ ▽゚)o


Enquanto a segunda parte da postagem não chega, que tal dar uma conferida nos festivais dos anos passados? (◦'ںˉ◦) v


SASQUATCH!: Nosso primeiro show no Nihon - parte 1, parte 2, parte 3 e parte 4